Gestão de Maria Salete Barreto Leite (2013 - 2017)

Maria Salete Barreto Leite foi a primeira mulher a presidir a ASCC, que continuou com Jodoval Luiz dos Santos como vice-presidente, e em sua gestão realizou  um trabalho social e de divulgação da Academia, participou do Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis Tema: Educação, Filosofia e Ética: Comunicação Interpessoal e o Equilíbrio nas Relações Humanas , realizado no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade  em 2016 , ministrando  palestras em Universidades Públicas e Particulares, no  12º ENECON em  PE proferiu palestra no V ACADEMICON, cujo tema: O horizonte  Contábil na visão Acadêmica. Foi criada a primeira Revista da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, coordenada pelo ex-presidente Acadêmico Jodoval Luiz dos Santos, que teve como objetivo publicar a história da ASCC, desde a sua fundação em 08 de novembro de 1977 até os dias atuais. A revista contou com o apoio   da Presidente da ABRACICON, a Acadêmica Maria Clara Cavalcante Bugarim, das empresas contábeis e de todos os Acadêmicos. Através da distribuição dessa revista, a ASCC passou a ser divulgada no país inteiro, passando a ter visibilidade nacional e com isso a presidente foi convidada a participar de diversos eventos.

A ASCC teve seu reconhecimento como de Utilidade Pública Municipal, o que resultou na Lei n° 4.620 de 29.12.2014, sancionada pelo ex-prefeito de Aracaju José Carlos Machado. Inaugurou a Galeria dos Ex-Presidentes, homenageou acadêmicos com placas na Biblioteca, plenária e na sala.  Realizou o primeiro Concurso Literário em 2016 que teve o estudante Marcos Diego dos Santos (AUTOR) e Sirley Maclaine da Graça (orientadora) da  Universidade Federal de Sergipe como primeiro lugar com o trabalho “Ativo intangível e sua contribuição no valor de mercado das empresas – Estudo na companhia de bebidas das Américas (AMBEV), no período de 2001 a 2014”. Implantou as reuniões de Estudos Literários, nas quais foram apresentados vários artigos científicos motivando acadêmicos, academistas, estudantes e professores a publicarem artigos científicos da área contábil. Participou das homenagens pelos 100 anos do professor, Acadêmico e fundador da ASCC José Amado Nascimento, ”Ícone da Contabilidade”, no Tribunal de Contas do Estado e na Academia Sergipana de Letras, um dos maiores nomes da contabilidade Sergipana e Nacional. Com o apoio do CFC, da Abracicon e do CRC/SE trouxemos a exposição do Museu Itinerante de Contabilidade “Contabilidade: Um balanço da história”, no Museu Palácio Olímpio Campos, e o Cine Contábil. Foram feitas várias homenagens com o Diploma Honorífico de Membro Honorário e a Medalha de Honra ao Mérito da Ciência Contábil Acadêmico José Amado Nascimento a personalidades sergipanas e profissionais de contabilidade. A ASCC comemorou seus 40 anos de fundação em 08/11/2017, onde foi realizada uma plenária pública, houve o lançamento pelos Correios do selo comemorativo alusivos aos 40 anos e do boton marcando tão importante data.

Sobre nós

No final do ano de 1977, vários profissionais da contabilidade se reuniram para, discutirem e aprovarem o estatuto social da Academia de Ciências Contábeis do Estado de Sergipe…

Redes Sociais
Tire sua dúvida!